sexta-feira, 31 de dezembro de 2010



Oi Galera!

É com muito prazer que venho contar um pouco dos meus dias em Santa Marta na Colômbia! Faz exatos uma semana que estou aqui e nunca tinha feito tantas coisas em tão pouco tempo!! E olha que no Brasil eu achava que fazia muito. O problema é internet, mas já estamos resolvendo ;P

A nossa recepção foi super calorosa, muitas pessoas no aeroporto a nos esperar! Depois fomos a uma festa, isso por que no outro dia de manhã já tínhamos que trabalhar no evento da Fundação chamado de Reciclaton, um dia em que as crianças de um bairro carente da cidade traziam uma sacola de material reciclável para poder entrar no envento, com show culturais, lanches e presentes! O objetivo da fundação é criar um ecoparque dentro dessa comunidade, que com muito esforço também estão aprendendo a reciclar.
A Fundação Santa Marta sin Limites, onde trabalhamos eu e Fidel é fantástica, Carlos, o diretor (Past-LCP) é um sonhador e quer fazer muito pela cidade. Apesar de não termos um escritório ainda, que dificulta as coisas, fazemos nossas reuniões na própria casa do Carlos.
Realmente a cidade não é tão pequena quanto achava, as ruas são verdadeiros labirinto!!
Bom, a dificuldade da população é enorme aqui, me pareceu muito mais do que passei em Africa. As casa são mal acabadas, o lixo na rua é geral, e só tem água fria (pelo menos faz bem pra pele né?).

Praias do Caribe. Sim!!! Perfeitas! Lindas de mais! São super transparentes! Dá pra ver os pés não importa a profundidade.

Bom, outro dia conto um pouco mais.

Por enquanto, feliz ano novo!

Beijokas

J. Petry





quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Após o sinal diga seu nome e a cidade de onde está falando:
- Alô! Aqui é o Luiz, falando de Bursa! haha
Mais de uma semana depois de chegar estou dando notícias! O dia aqui na Turquia tem 24 horas também, mas para mim cada hora tem cerca de 13 minutos e meio! haha
Tudo tem sido uma correria, mas agradável, desafiadora e interessantíssima!
Cheguei dia 18 de Dezembro no aeroporto em Istambul com a Adriele e a Luara, minhas incomparáveis parceiras de viagem, jokempos e piadas ruins! Do aeroporto fomos de metro até um terminal de onibus ainda em Istambul para poder ir até Bursa, a cidade onde ficaremos até fevereiro, no fim do intercambio. No terminal ninguém falava ingles, problemão. Mas nada que o nosso amigo "Guia de Conversação para viagens, Turco" não desse um jeito (acompanhado de boas mímicas, é claro). haha
No ônibus para cá conheci um engenheiro químico chamado Hakan, ele falava um inglês acanhado, mas eficiente, e me ensinou algumas coisas em turco durante o caminho!
Chegamos em Bursa quase meia noite daquele sábado, vim parar na casa de um Turco da minha idade chamado Caner (se lê Dianer, como se lê JOOOKE! haha)
Ele é da AIESEC, cozinha bem, e é muito bacana! Ele cozinhar bem está sendo uma habilidade bem útil para mim! haha
Domingo chegou aqui no mesmo apto. um cara chamado Luiz, de Campinas, vê se pode! O mundo é pequeno o suficiente para essas coisas mesmo!
Passei a semana conhecendo turcos, turcas, onibus e burcas. O pessoal da AIESEC aqui é muito legal, não sei se é a cultura deles, ou se é a AIESEC mesmo, mas estou adorando a atenção que eles nos dão.
Segunda-feira me convidaram para trabalhar de improviso essa semana num outro projeto, e como o meu projeto só começa segunda que vem, dia 27, eu aceitei. Trabalhei 3 dias em uma escola de 1ª a 8ª série falando sobre o Brasil para a criançada. Não sei nem como descrever como foi legal, porque eu nunca tinha passado por isso, então ainda não sei como dizer o quão bom foi ser abraçado por umas 30 crianças juntas, ver as pessoas tentando falar em ingles só pra te perguntar algo sobre o Brasil e tudo mais. Aprendi até algumas coisas sobre música com a professora de canto da escola! haha
No tempo livre eu fui atrás de celular daqui, cartão de onibus, e comida, claro! A comida aqui é sensacional, s-e-n-s-a-s-i-o-n-a-l, assim mesmo, separadinho! hahaha
Muita pimenta, yogurt, chá, chá, chá, café, chá, chá, etc.
Amanhã vou mudar de casa e abandonar o Caner, porque estamos em 3 numa casa de 2 camas e um colchão, mas tá tudo bem! Vou morar com o melhor amigo do Caner, ele é musico, tem a minha idade, mora com a família, se chama Saygin (çaigân, se lê), vai me ensinar a tocar piano e eu vou ensinar um pouco mais de ingles para ele! Muito legal!
Segunda começa meu projeto, vamos ter um pequeno treinamento eu acho. Depois conto como funciona direito.
Já aprendi coisas interessantíssimas aqui em uma semana, que não troco por nada!
É incrível como não falar o mesmo idioma não impede que você se divirta duas horas passeando e se comunicando com alguém e rindo muito juntos.
Eles adoram pimenta aqui, e chá.
Garotos turcos não passam a bola (e sim, o nosso futebol certamente é melhor, haha)
O império otomano era algo realmente fascinante.
Há muita gente legal em Bursa também, inclusive 22 brasileiros da AIESEC! Não há congestionamentos!
Eles não têm feijão vermelho mãe! =(
Quase todos conhecem o Inter pai! ("red and white!", eles me dizem quando falo! =)
Turcos gostam de Rock e não conhecem Yellow Submarine! haha
É possível ensinar uma turca a cantar Ciúmes do Ultraje a Rigor em cerca de meia hora!

Agora eu vou dormir, porque amanhã, assim como todos desde que cheguei, será mais um dia de ação e aventura, drama e comédia, suspense e terror... am, suspense e terror não, ainda! JOOOKE! haha (brincadeira) =)

Se eu não der sinal de vida é porque estou tão cheio de vida que tenho tempo!

Beijos, abraços, acenos, apertos de mão, pulinhos e cambalhotas! =)